Sobre

Este blog é uma ideia antiga, mas colocado no ar somente em 2016.

Muita observação crítica sobre o que as empresas, órgãos governamentais e as mais diferentes entidades fazem acaba gerando muitas ideias para escrever sob a perspectiva da gestão, essa que é, no fundo, a responsável pelos diferentes resultados das organizações: lucro (ou prejuízo) para quem quer lucro, bons (ou péssimos) serviços prestados, especialmente no serviço público, clientes satisfeitos (ou insatisfeitos) e por aí vai.

Por isso, no subtítulo do A Tal da Gestão, escolhemos parafrasear Homer Simpson, que fez um brinde à sua grande paixão: “um brinde à cerveja: a causa e a solução de todos os problemas”. Achamos que com a gestão acontece algo parecido. Quando funciona, todos ficam felizes; mas quando não funciona é capaz de arruinar vidas e empresas inteiras. Ou o que é pior, ser meia boca o suficiente para manter um nível aceitável de resultados, mas terrivelmente incompetente para fazer as coisas de forma inteligente.

Aqui nossa intenção é analisar, contar histórias, especular de forma a permitir ao leitor pensar criticamente para que possa agir. Sim, não nos esquecemos que as organizações são, como diz o clichê, feitas de pessoas. Uma boa gestão vem de decisões inteligentes feitas por pessoas. Por isso, uma observação perspicaz sobre o que as pessoas fazem, sobre como decidem, sobre como se comportam também faz parte da matéria-prima deste blog.

Falaremos de administração? Sim, é inevitável. Esse termo é quase sinônimo de gestão ou ainda de gerenciamento. Algumas vezes os posts podem ser mais técnicos e noutras mais livres. Mas não ficaremos restritos a essa área do conhecimento (até por que, acreditamos que um dos grandes problemas que geram a má gestão é essa visão compartimentada das coisas). A ideia é que as pessoas interessadas em gestão (ou mesmo professores, estudantes, profissionais e outros curiosos) possam vir “beber dessa água” para que possam refletir e, no fim das contas, fazer um trabalho melhor.

Melhorar o mundo passa, necessariamente, por melhorar a gestão e por melhorar o que fazemos nos nossos trabalhos, em casa e em todos os lugares que frequentamos. Soa um pouco pretencioso, mas nossa intenção é provoća-los para isso. Sejam bem vindos, portanto, ao A Tal da Gestão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s