O Autor

Fernando Nascimento é professor associado da Escola Superior de Empreendedorismo (ESE), do Sebrae-SP e coordenador pedagógico do PROGESA, núcleo responsável pelos cursos de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade da FIA – Fundação Instituto de Administração. Além disso, mantém atividades de consultoria por sua empresa, a Portfólio Sedes Consultoria.

Graduado em Física com Habilitação em Astronomia (2003) e em Administração (2013) pela Universidade de São Paulo, é Doutor em Ciências pela mesma instituição. Sua tese tratou do uso de jogos digitais para o desenvolvimento de gestores, junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP. Fez cursos de Gestão de Projectos, Ciência Política e Teoria de Gestão na Universidade do Porto, em Portugal, e na Stockholm University, na Suécia.

Foi diretor dos Planetários de São Paulo em duas passagens, de 2006 a 2008 e de 2017 a 2019, responsável pela  reabertura do Planetário do Ibirapuera após 7 anos fechado (2006) e pela estruturação de um projeto que permitiu que o Planetário Ibirapuera fosse hoje administrado dentro de uma concessão (2018).

Trabalhou com Planejamento Estratégico na Mercedes-Benz (2005-2006), onde foi o responsável pela concepção e desenvolvimento de ferramentas de apoio à gestão e, em especial, do Sistema Integrado de Gestão de Projetos, que centraliza todos os projetos de investimento da fábrica de São Bernardo do Campo. Na mesma empresa trabalhou nas áreas de Compras (2008-2010) e Marketing (2010-2011). Em Compras foi responsável pelo gerenciamento de fornecedores da cadeia de aços não planos. Em Marketing, trabalhou na área de Desenvolvimento dos Concessionários. 

Na área educacional, atua como professor na área de métodos quantitativos, business games e pensamento sistêmico, com foco nas aplicações em administração e negócios, além de frentes de divulgação científica, em especial com temas associados à Astronomia. Atuou no planejamento e coordenação do Programa de Qualificação em Gestão de Pessoas na SES-SP, da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES-SP), em 2017, e para o desenvolvimento do Programa de Aperfeiçoamento de Pessoal (PAP-RH), da Unidade Central de Recursos Humanos do Governo do Estado de São Paulo, em 2014 e 2015. Sua pesquisa acadêmica tem se centrado nos temas de Educação Empreendedora e do uso de jogos para o aprendizado. É coautor do livro Mérito, Desempenho e Resultados. Integra, desde 2015, a equipe técnica da Pesquisa Nacional de Práticas e Resultados da Educação Corporativa, desenvolvida pelo Programa da Gestão da Educação Corporativa – GEC, da FIA.

Além das experiências como gestor público e na iniciativa privada, atuou também no terceiro setor, sendo membro fundador do capítulo brasileiro da Open Knowledge Foundation, entidade da qual foi membro do Conselho Deliberativo por três mandados (20013-2019). Possui certificação internacional em gerenciamento de projetos, PMP®, do The Project Management Institute (PMI).