Cursos

Ao longo do tempo, desenvolvi alguns temas e conteúdos que podem ser interessantes para você ou sua empresa. Se algum desses temas lhe interessar, entre em contato.

Pensamento Sistêmico e Cultura Sistêmica

Tomar decisões e definir metas muitas vezes podem levar a consequências não previstas e comportamentos não esperados, como resultado da incompreensão dos sistemas em que estamos inseridos. Em uma realidade influenciada cada vez por mais variáveis, formando um todo altamente conectado e complexo, compreender como os sistemas induzem seu próprio comportamento e o papel das interconexões de seus elementos são dos principais benefícios do pensamento sistêmico (o famoso “big picture”), levando a tomada de decisões de melhor qualidade.

Para realmente desenvolver uma cultura sistêmica, é preciso praticar. Por esse motivo, o tema pode ser desenvolvido com apoio de simuladores de gestão, o que permite desenvolver uma compreensão mais ampla do que é uma visão sistêmica, que se converte em ações e gera uma verdadeira cultura sistêmica.

Análise de Dados e Tomada de Decisões

Num mundo em que cada vez há mais dados e informações sendo geradas por todo o lado, compreender as ideias centrais das métricas que impactam os negócios e saber como utilizá-las para tomar decisões fundamentadas não é mais uma opção. Com insights das ciências comportamentais, o tema pode ser tratado em diferentes níveis de profundidade, seja uma visão geral para que gestores consigam tomar melhores decisões, seja num nível mais profundo e analítico, em que se discutem e se aplicam as principais técnicas de análise utilizadas no mundo do Big Data, Machine Learning e da Ciência de Dados.

Liderança em Jogo

Um curso que utiliza um jogo digital criado para desenvolver competências de liderança e gestão. Inicialmente concebido para o setor público, o game “Liderança em Jogo: Competências, papéis e responsabilidades” foi objeto de estudo da minha tese de doutorado e pode ser utilizado ou adaptado em diferentes contextos. Complementado por aulas expositivas dialogadas, o jogo mostrou que é possível desenvolver soft skills de liderança por meio das reflexões que são trazidas no ambiente simulado.

Os módulos são customizáveis e o próprio game pode ser adaptado. O importante dessa experiência é a lógica de se utilizar um ambiente seguro, em que o custo da falha é nulo, para que os gestores possam se desenvolver. Esse trabalho pode ser feito com o uso de outros simuladores de gestão ou ainda com o desenvolvimento de jogos inteiramente novos, customizados para situações específicas de liderança e gestão.

Clique aqui para acessar a página do ambiente virtual de aprendizagem do curso (requer login).

Cursos de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade

Na minha trajetória acabei me vinculando a instituições em que trabalho diretamente em cursos sobre inovação e empreendedorismo e também sobre sustentabilidade.

Caso seu interesse seja fazer uma graduação com ênfase em empreendedorismo, recomendo à da ESE – Escola Superior de Empreendedorismo, do Sebrae, onde sou professor, responsável pela trilha de métodos quantitativos e pelas disciplinas de jogos de empresas. É um bacharelado em administração, com forte ênfase no desenvolvimento das competências empreendedoras. Veja aqui o site.

Agora, se você já é graduado é quer ter o conhecimento para atuar de forma mais inovadora ou fomentar a inovação na sua organização e ainda empreender seus projetos de forma mais competente, recomendo os cursos em que auto na coordenação, do PROGESA, da FIA – Fundação Instituto de Administração, como o MBA ou a Pós em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo. É um curso que realmente amplia o repertório dos profissionais, os habilitando a ocupar posições altas de liderança e/ou serem as pessoas de referência em inovação dentro das suas organizações.

Na área de sustentabilidade, a melhor pedida é a Pós-Graduação Gestão Estratégica da Sustentabilidade, para que os participantes se desenvolvam como as pessoas de referência em sustentabilidade nas suas organizações, permitindo-as compreender as relações complexas que permeiam o tema e tornando-as capazes de lidar as exigências socioambientais a que estamos sujeitos.